terça-feira, 20 de abril de 2010

A criança e aprendizagem


Como as crianças aprendem?? Todas aprendem da mesma maneira?? Todas ao mesmo tempo?? Como ensinar para obter o melhor aprendizado?? Essas perguntas são feitas entre os educadores nos dias de hoje, pois antigamente acreditava-se que as crianças aprendiam recebendo informações de um professor, ou seja, ele explicava, ditava regras, mostrava figuras, etc. e o aluno/a criança, ouvia, copiava, decorava e assim deveria aprender. Quando não aprendia, culpava-se a criança por desatenção ou irresponsabilidade.

Atualmente existem outras idéias sobre aprendizagem. Essas idéias são o produto de trabalho de alguns educadores e psicólogos que têm procurado responder às perguntas apresentadas no início desse texto. Um campo de estudo seria a Psicologia Cognitiva (Ciência que estuda o conhecimento), portanto é possível aprender recebendo informações, treinando e decorando regras, mas dessa maneira a compreensão daqueilo que se aprende costuma ser bem pequena, e esta é a diferença: o que se procura através da Psicologia Cognitiva é favorecer o aprendizado com compreensão. Ao fazer esses estudos, alguns pesquisadores fizeram importantes descobertas sobre o pensamento da criança: elas pensam de maneira diferente umas das outras, seu pensamento evolui, passa por estágios, onde em cada um tem uma maneira especial de compreender e explicar as coisas do mundo. Por exemplo, na teoria de Piaget, o estágio pré-operacional (1ª infância), diz que a criança aprende por meio de imagens e habilidades de memória, e nessa fase então, o aprendizado é condicionado e mecânico.

O processo de aprendizagem é feito em etapas em nosso sistema nervoso, iniciando em memória de curto prazo (primária) que pode ter um estímulo para fortalecer a repetição, memória secundária onde seria a consolidação, pois o sistema armazena a informação e memória de longo prazo (terciária) que armazena e depois pode ser reativada quando necessário.

Segundo (PAPALIA & OLDS, 1998), uma boa pré-escola ajuda as crianças a aprender e a crescer em diversos sentidos. A autonomia floresce à medida que as crianças exploram um mundo fora de casa e escolhem entre muitas atividades de acordo com seus interesses e habilidades, as quais as deixa experienciar muitos sucessos que formam a confiança e a auto-imagem.

Algumas pré-escolas enfatizam o crescimento social e emocional, outras se baseiam na Teoria de Piaget e têm uma ênfase muito forte cognitiva. Os professores em uma boa pré-escola tentam avançar no desenvolvimento cognitivo de diveras formas: fornecem experiências que levam as crianças a aprender fazendo, estimulam os sentidos das crianças através da arte, música, dança, etc., encorajam as crianças a observar, a conversar, a criar e a resolver problemas/atividades que estabelecem as bases para o funcionamento intelectual mais avançado.

Portanto, uma boa pré-escola incentiva o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico das crianças.

"Cada vez que ensinamos algo a uma criança, estamos impedindo que ela descubra por si mesma, por outro lado, aquilo que permitimos que ela descubra por si mesma, permanece com ela." (PIAGET)

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